Descubra como economizar dinheiro ganhando pouco

4 minutos para ler

Ter um carro bacana, fazer aquela viagem dos sonhos e até comprar a casa própria — você não precisa ter um salário alto para conquistar tudo isso. No entanto, deve adotar um bom planejamento e algumas dicas sobre como economizar dinheiro ganhando pouco.

Se você quer alcançar os seus objetivos financeiros e deixar as desculpas de lado, este post foi pensado para você! Fique conosco até o final e aprenda a fazer o seu dinheiro realizar os seus maiores desejos. Boa leitura!

Registre todos os seus gastos

Não tem jeito: para guardar dinheiro, é preciso fazer com que ele sobre — e não há outra forma de descobrir se isso está acontecendo senão calcular todas as suas receitas e despesas. Você pode adotar o hábito que melhor se encaixar na sua rotina, como um caderno físico, uma planilha no computador ou um app no smartphone, mas precisará registrar tudo o que você gasta.

Isso é muito importante para descobrir em que o seu dinheiro está sendo gasto, como você pode reduzir essas despesas, quais custos devem ser cortados e, é claro, quanto sobra no final das contas. Lembre-se de incluir tudo: gastos fixos, variáveis e extras.

Crie metas alcançáveis

Para sair do lugar, você precisará traçar metas. Porém, cuidado para não estabelecer um objetivo que pareça uma grande muralha na sua frente. Comprar a sua casa pode ser um sonho, mas é um pouco alto para querer alcançar em um único passo.

Em vez disso, divida essa missão em objetivos menores. Experimente distribuir o valor total em metas de curto e médio prazo. Descubra quanto precisa guardar por mês para alcançar um montante dentro de determinado período, por exemplo. Assim, cada vez que conseguir cumprir essa meta, você se sentirá motivado.

Mantenha a constância

Você ficaria surpreso com o que as formigas conseguem construir dentro de um formigueiro. E, com certeza, isso não é mérito do seu tamanho ou da capacidade de carga, mas da sua constância.

Você não precisa fazer sobrar quantias enormes de dinheiro. Se estabelecer um valor a ser economizado por mês, por menor que seja, verá o seu sonho ficando mais próximo. Por isso, continue guardando sempre, mesmo que hoje ou amanhã pareça não fazer diferença.

Esconda o cartão de crédito

Tire o cartão de crédito da sua carteira e, se possível, do seu campo de visão. Uma máxima que funciona muito bem para quem quer economizar dinheiro é: só gaste o que você tem. Se você não tem o dinheiro em mãos é porque, provavelmente, você não deveria gastá-lo. Além do mais, fazer contas para o futuro é uma maneira maravilhosa de se endividar e colocar em risco o seu objetivo.

Fuja dos gastos supérfluos

Uma técnica interessante para descobrir se está gastando com supérfluos é esperar um mês para realmente comprar o que você deseja. Se você pode esperar esse tempo, provavelmente não é algo necessário. Se continuar desejando a compra, pergunte-se: eu realmente preciso disso?

A maioria das compras que fazemos acontece por impulso, e isso nos leva à próxima dica.

Faça listas antes de comprar

Não vá às compras sem antes listar o que você realmente precisa. Ir ao supermercado sem clareza do que vai pegar é uma grande oportunidade de comprar coisas desnecessárias e que talvez você até já tenha em casa. O mesmo acontece se for com fome — comprará por impulso e pagará mais por isso, sem sequer se dar conta.

Procure pelos melhores preços

Por fim, não importa quanto você ganha, seu dinheiro vale muito. Ele vale o seu esforço de um mês inteiro. Por isso, procure sempre pelos melhores preços, faça pesquisas, peça orçamentos, compare. Pode dar um pouco mais de trabalho, mas você verá que incluir esse hábito na sua rotina fará com que o seu dinheiro renda muito mais.

Viu só como é possível economizar dinheiro ganhando pouco? Claro que, para isso, você precisará de disciplina e de alguns sacrifícios. No fim, eles acabam valendo a pena para concretizar os seus sonhos.

Agora que você já sabe como economizar, continue aprendendo outras dicas interessantes para o seu dia a dia. Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.