Confira 8 dicas de como decorar um apartamento gastando pouco!

6 minutos para ler

Saber como decorar um apartamento é essencial para criar um ambiente harmonioso e que tenha a sua personalidade. Isso vai além de se preocupar apenas com o visual, afinal, uma boa decoração desperta sensações de conforto, sofisticação, bem-estar e aconchego.

Decorar uma residência é sinônimo de transmitir, por meio de objetos decorativos, a essência e o estilo das pessoas que moram naquele ambiente. Considerando esse cenário, você já pensou em decorar a sua casa, mas tem medo de precisar gastar muito?

Perguntamos isso porque muitas pessoas pensam que é preciso um grande investimento financeiro para decorar um ambiente. No entanto, saiba que é possível compor uma decoração incrível, sem gastar muito — e é por isso que fizemos este post. Portanto, continue a leitura e confira as nossas dicas agora mesmo!

1. Determine o valor a ser investido

Se você tem uma boa reserva financeira, fica mais fácil: basta determinar um valor a ser investido e controlar os gastos para não extrapolar. Caso contrário, avalie a possibilidade de economizar por um determinado tempo para ter um dinheiro separado exclusivamente para investir na decoração.

É importante ter essa etapa muito bem detalhada para não ficar no vermelho. Afinal, quando você começa a pesquisar sobre o assunto, percebe que tem milhares de ideias interessantes e objetos que ficariam ótimos na sua residência. Então, para evitar gastar demais ou estourar o limite do cartão de crédito, estipule um determinado valor e se atenha a ele, está bem?

2. Faça uma lista de compras

Ao pesquisar sobre como decorar um apartamento, avalie quais são os objetos e materiais indispensáveis para você. Nessa etapa, é importante categorizar a sua lista de compras em: muito importante, importante e pouco importante. Assim, você tem uma visão mais ampla sobre o que precisa comprar e o que pode ficar para um momento secundário.

O mais importante é não fugir da sua lista, afinal, quando você for comprar o que precisa, certamente encontrará inúmeras opções interessantes e que não estavam catalogadas. Portanto, para não sair do seu planejamento, siga a sua lista fielmente!

3. Opte pelos usados em bom estado

Pesquise por brechós na sua cidade e faça uma visita a eles! Certamente, você vai descobrir itens decorativos incríveis e por um preço bem acessível. Optar por objetos usados e que estão em bom estado é uma ótima sacada para economizar na sua decoração.

Também fique de olho nos grupos de decoração nas redes sociais para identificar oportunidades de negócio. Sites de compras (como Olx e Mercado Livre) também são ótimas alternativas para não gastar muito. Basta pesquisar!

4. Adote a prática DIY para saber como decorar um apartamento

A prática DIY nada mais é do que “do it yourself”, ou seja, “faça você mesmo”. Então, saiba que, com um pouco de criatividade e uma dose de paciência, você pode criar objetos incríveis para decorar a sua casa gastando pouco dinheiro.

A arte de colocar a mão na massa é muito interessante para economizar e ainda criar um ambiente muito mais personalizado. Por exemplo, você pode utilizar os pallets e as caixas de madeira (que normalmente são jogados fora) para criar sofás, mesinhas de centro, prateleiras e até mesmo uma cama! Incrível, não é mesmo?

No YouTube, você encontra diversos canais com dicas inteligentes de decoração. Assim, além de economizar, você tem um apartamento com muita responsabilidade ambiental — afinal, está reaproveitando materiais que seriam descartados.

5. Reaproveite peças

Falando em reaproveitamento de materiais, temos outra dica: saiba reaproveitar as peças e os itens para criar um ambiente aconchegante e versátil.

Por exemplo, sabe aquele armário pequeno de três gavetas que você não usa mais? Que tal pintá-lo e transformá-lo em um item de jardim? Assim, você pode plantar nas gavetas flores e temperos.

Outra ideia é transformar as rodas velhas de carro em mesinhas de centro: basta adicionar um vidro ou uma madeira para servir de apoio.

As ideias são inúmeras! Basta avaliar quais são os itens que não estão mais em uso na sua casa e ter criatividade para transformá-los em novos objetos.

6. Pesquise os preços para economizar ainda mais

Se você precisa comprar determinado item decorativo, saiba que é fundamental pesquisar, pesquisar e pesquisar mais um pouco. Afinal, se quer economizar, precisa ter tempo para negociar com fornecedores, certo?

Com pagamentos à vista, você normalmente encontra descontos incríveis. Por isso, vale a pena ter uma reserva financeira — como mencionamos no item 1 deste conteúdo — para investir naqueles objetos que são essenciais para compor a sua decoração.

Além disso, não gaste um valor absurdo em um único item somente porque ele está na moda. Muito provavelmente, em alguns anos, você vai enjoar da decoração atual e vai querer trocá-la.

7. Aposte em acessórios

Uma dica interessante sobre como decorar um apartamento gastando pouco é investir em acessórios: eles trazem mais criatividade para o ambiente e você pode fazer um contraste de cores incrível. Veja algumas ideias:

  • plantas;
  • flores;
  • almofadas;
  • espelhos;
  • quadros;
  • vasos.

8. Invista no papel de parede

O papel de parede é um dos principais queridinhos do momento. Isso porque eles são de fácil aplicação e alta durabilidade — alguns modelos, como o de vinil acrílico, podem durar até doze anos!

Além disso, há uma infinidade de cores, tamanhos e texturas, e eles são aplicáveis em todos os tipos de parede — basta escolher aquele que mais combina com a sua decoração.

Além de todos os benefícios citados, limpar o papel de parede é muito fácil! Por isso, muitas pessoas investem nessa opção de revestimento para tornar o dia a dia mais otimizado.

Saber como decorar um apartamento gastando pouco é essencial para economizar e não sair no vermelho. Afinal, uma decoração bonita não é, necessariamente, a mais cara! Basta ter bom gosto, criatividade e equilíbrio na escolha dos melhores elementos.

Se você gostou das dicas deste post, aproveite para seguir os nossos perfis nas redes sociais e acompanhar os nossos próximos conteúdos! Estamos presentes no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.